NOIVA PROMETIDA| Rama Burshtein| 2012 | 29.10.13 | Auditório do IPDJ, 21:30

DIA 29 DE OUTUBRO
FICHA TÉCNICA
Título Original: Lemale et ha’halal
Realização: Rama Burshtein
Argumento: Rama Burshtein
Fotografia: Asaf Sudry
Montagem:
Interpretação: Hadas Yaron, Hila Feldman, Razia Israeli, Yiftach Klein
Origem: Israel
Ano: 2012
Duração : 90’

TRAILER aqui

SINOPSE
Shira (Hadas Yaron), de 18 anos, pertence a uma família judaica ortodoxa de Telavive, Israel. De casamento marcado com o rapaz por quem está apaixonada, ela está exultante com a vida que a espera. Mas essa felicidade é assombrada quando Esther (Renana Raz), a sua irmã mais velha, morre a dar à luz o seu primeiro filho. O luto toma conta da família e o casamento é adiado. É neste contexto que Yochai, viúvo de Esther, recebe uma proposta de casamento com uma viúva belga. Quando a mãe das raparigas descobre que o genro talvez tenha de sair do país com o bebé, propõe a união entre Shira e Yochay. Apesar de relutante em relação a esta união, que a vai impedir de realizar o seu sonho de criança, a jovem compreende que este casamento será a solução para homenagear a irmã e manter a família unida.
Em competição na edição de 2012 do Festival de Cinema de Veneza, um filme dramático que marca a estreia na longa-metragem da realizadora Rama Burshtein (israelita nascida em Nova Iorque), que tenta mostrar, a partir de dentro, as complexidades da vida de uma comunidade judaica ortodoxa, à qual pertence. 
CRÍTICA
NOIVA PROMETIDA de Rama Burshtein, é um filme de uma delicadeza que rarefeitas as emoções. Parece que assistimos a um mundo a nascer. (…)
É como espreitar pelo buraco de uma fechadura e dar de caras com os rostos de um mundo desconhecida, e naturalmente orgulhoso, saturado de cores, texturas e sussurros.
Vasco Câmara, Público

Mais do que um filme situado numa comunidade insular, NOIVA PROMETIDA é uma história familiar de gente normal confrontada com uma tragédia normal e reagindo-lhe de forma demasiado humana, contada com sensibilidade e bom senso. É muito bonito.
Jorge Mourinha, Público

NOIVA PROMETIDA revela-nos o melhor do cinema israelita
Jornal de Notícias

É, por certo, um dos filmes mais enigmáticos, e também mais envolventes, do nosso Verão cinematográfico: NOIVA PROMETIDA, de Rama Burshtein, encena a odisseia de uma noiva israelita
João Lopes, Cinemax

A particularidade da origem e do meio em que se desenvolve "A Noiva Prometida" - os haredim, vulgo “judeus ultra-ortodoxos” - favorecia um olhar de tipo “zoológico”, género “venham ver estes bichos raros”. E bichos raros serão, mas Rama Burshtein constrói um sentido de familiaridade que esbate a estranheza e ilude a curiosidade turística do espectador atraído por ela. A inteligência - e o sucesso do filme - vem da maneira como se embrenha na codificação social dos haredim e a filma como uma espécie de natureza narrativa. No fundo, é quase um “filme de género”, construído com códigos que é preciso aceitar para aceitar a narrativa - como um western ou como um noir (ou como os romances de Jane Austen, já que se falou neles)... Inteligente, sólido, um dos vários filmes interessantes que têm saído do cinema israelita nos últimos anos.
Luís Miguel Oliveira

Sem comentários: