EXTENSÃO INDIELISBOA | 15 MAIO | TEATRO DAS FIGURAS | 19H00 E 21H30


O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista, que oferece ao público português a oportunidade excecional de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros (ficções, documentários, animações, filmes experimentais, entre longas e curtas metragens), que não poderão ser vistos de outra forma, uma vez que não integram, na sua maioria, os chamados circuitos comerciais de distribuição.
Através de uma nova parceria entre o IndieLisboa, o Cineclube de Faro e o Teatro das Figuras, apresentam no dia 15 de Maio uma extensão deste festival que compreende duas sessões de filmes premiados no festival. 


19H
 
Prémio Silvestre para Melhor Longa Metragem

O PROCESSO
Maria Augusta Ramos, BR, 2018, 137'



O Processo é, como o título anuncia, um filme de tribunal. Um thriller onde o que interessa não é tanto o desfecho (a destituição da presidente Dilma Rousseff), mas sim compreender de que forma se deu o dito “Golpe”. A realizadora Maria Augusta Ramos acompanhou a equipa de defesa da ex-presidente durante meses e o resultado é um documentário que coloca a nu os meandros da judicialização da política. Um olhar observacional que revela as traições e os interesses nos bastidores do Senado e do Congresso, ao som dos gritos de protesto vindos do exterior. O cinema político brasileiro nunca foi tão urgente.




21H30


Grande Prémio de Longa Metragem (EX-AEQUO)
Prémio Especial do Júri (
EX-AEQUO)

BARONESA
Juliana Antunes, BR, 2017, 71'


Baronesa oferece um olhar raro sobre a favela: o ponto de vista feminino. Um filme de mulheres, sobre mulheres que vivem em bairros com nome de mulher (Leidiane e Andreia vivem em “Juliana” mas a última quer mudar-se para a “Baronesa”). Segundo a realizadora: “É a mulher olhando para a mulher sem as tintas da delicadeza, do sentimental e toda aquela moldura edulcorada da tal e tradicional feminilidade”. A obra de estreia da Juliana Antunes foi galardoada em diversos festivais e considerada a melhor primeira obra de 2017 por um conjunto de 135 programadores, críticos e cineastas de todo o mundo.

Sem comentários: