O título diz tudo: são biografias, senhores, são - que! - biografias.
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SETEMBRO
DIA 19
48
Susana de Sousa Dias
Portugal, 2010, 93’, M/12
Partindo de uma série de fotografias de prisioneiros políticos, Susana Sousa Dias volta a centrar-se no período do Estado Novo e realiza um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Mostrando os rostos das vítimas da PIDE, pretende-se que o espectador observe cada imagem ouvindo, em voz off, o depoimento vivo da pessoa em questão, usando as pausas e os silêncios como meio de reflexão.
DIA 26
DURANTE O FIM
João Trabulo
Portugal, 2003, 70’, M/12
Este documentário segue Rui Chafes nas suas actividades, desde a idealização até à concepção dos seus trabalhos, mostrando ao espectador o indivíduo que existe para lá do artista plástico, considerado, com toda a justiça, um dos mais importantes da actualidade. Filme que abre portas para o Ciclo “Cinema e Belas-Artes ao fim da tarde” no Museu Municipal (post a publicar oportunamente).
OUTUBRO
DIA 3
VÉNUS NEGRA
Abdellatif Kechiche
França/Bélgica, 2010, 159’
Um filme biográfico sobre a trágica história de Saartjes Baartman, uma mulher da tribo Khoikhoi que, no início do século XIX e devido às suas características físicas específicas, deixou o sul de África para ser exibida nos salões europeus sob o nome "Venus Hotentote", com promessas vãs de uma vida dourada. Perturbante e necessário.
DIA 10
AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAE CEAUSESCU
Andrei Ujica
Roménia, 2010, 180’
Um dos filmes maiores do ano cinematográfico português, que retrata a história de uma ditadura a partir das imagens da sua própria propaganda. É um filme invulgar, invulgarmente inteligente, sobretudo porque acredita na inteligência do seu espectador (João Lopes).
DIA 17
O ATALHO
Kelly Reichardt
EUA, 2010, 104’, M/12
Um western, baseado em diários dos pioneiros encontrados no estado do Oregon, é uma reflexão sobre as origens dos Estados Unidos e o papel das mulheres na expansão do Oeste americano. Com um casting brilhantemente capitaneado por Michelle Williams (Blue Valentine), «Reichardt consegue tocar nos mitos americanos e transformá-los num espaço metafísico, sem regresso.»
DIA 24
CARLOS (O CHACAL)
Olivier Assayas
França/Alemanha, 2010, 163’, M/12
Biografia violenta e ultra-realista da vida do célebre terrorista Carlos o Chacal, o filme cobre todo o período que vai da integração de Carlos o Chacal nas fileiras militares palestinianas até à sua prisão no Sudão em 1994, passando pelas suas intervenções mais célebres como a operação no quartel-general da OPEC em Viena onde fez reféns todos os aí presentes, em 1975.
DIA 31
UIVO (ALLEN GINSBERG)
Rob Epstein e Jeffrey Friedman
EUA, 2010, 90’
São Francisco, 1957. Uma obra-prima é julgada e esse é um momento decisivo para a contra-cultura americana. O filme recria a vida de Allen Ginsberg e do poema Howl, explorando géneros e temas que ainda hoje são actuais: a definição de obscenidade, os limites da liberdade de expressão, a natureza da arte.
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