De Hoje 15, a Sábado 18/05/13 - galeria Arco, 21:30

 "Este ciclo de fôlego épico, a que MATTHEW BARNEY deu o nome CREMASTER (o músculo de tensão que controla a contracção dos testículos em resposta a estímulos externos), foi alvo dos mais amplos elogios, tendo já sido considerado “a primeira grande fusão entre a Arte e o Cinema desde “Un Chien Andalou”, de Buñuel” (The Guardian).
MATTHEW BARNEY, que marcou presença na última edição do LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL (onde para além dos seus mais recentes trabalhos apresentou uma Masterclass para uma sala repleta) iniciou a realização do ciclo CREMASTER em 1994, terminando-o nove anos depois.
Ainda hoje CREMASTER é um dos exemplos máximos do seu visionário e único talento. Uma odisseia onde criaturas mitológicas convivem com bandas de ‘hard-core’, fadas musculadas ou uma mulher leopardo; um universo pejado de metamorfoses corporais e rituais que percorre cenários como o Museu Guggenheim ou o Chrysler Building.
Este ciclo proporciona a possibilidade rara de assistir numa sala de cinema a estes cinco filmes que compõem uma obra singular, que desafia fronteiras e categorizações e que se deixa contaminar por outras formas de arte – exemplo máximo da obra “total, auto-suficiente e arrasadora” (Les Inrockuptibles) do genial MATTHEW BARNEY." http://mudamagazine.com/muda/2012/01/ciclo-cremaster-chega-ao-espaco-nimas-em-janeiro/


"Matthew Barney's epic Cremaster cycle (1994–2002) is a self-enclosed aesthetic system consisting of five feature-length films that explore processes of creation. The cycle unfolds not just cinematically, but also through the photographs, drawings, sculptures, and installations the artist produces in conjunction with each episode. Its conceptual departure point is the male cremaster muscle, which controls testicular contractions in response to external stimuli. The project is rife with anatomical allusions to the position of the reproductive organs during the embryonic process of sexual differentiation: Cremaster 1 represents the most "ascended" or undifferentiated state, Cremaster 5 the most "descended" or differentiated. The cycle repeatedly returns to those moments during early sexual development in which the outcome of the process is still unknown—in Barney's metaphoric universe, these moments represent a condition of pure potentiality. As the cycle evolved over eight years, Barney looked beyond biology as a way to explore the creation of form, employing narrative models from other realms, such as biography, mythology, and geology. " Nancy Spector http://pastexhibitions.guggenheim.org/barney/index.html


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