O GRANDE MESTRE| Wong Kar Wai| 2013| 21/01/2014| Auditório do IPDJ


Do Realizador de DISPONÍVEL PARA AMAR, dia 21 de Janeiro:
O GRANDE MESTRE 

FICHA TÉCNICA
Título Original / Internacional: Yi dai zong shi - The Grandmaster
Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Kôgo Noda e Yasujiro Ozu
Fotografia: Philippe Le Sourd
Montagem: William Chang
Interpretação: Ziyi Zhang, Tony Leun, Cung Le, Hye-kyo Song
Origem: EUA/China/Hong Kong
Ano: 2013
Duração: 113´

FESTIVAIS E PRÉMIOS
Festival de Berlim – Filme de Abertura
Lisbon & Estoril Film Festival - Selecção Oficial - Fora de Competição

SINOPSE
No mundo das artes marciais existem muitos Mestres, mas o título de Grande Mestre pertence apenas a uma lenda. O professor de Bruce Lee, de nome Ip Man, era um homem  de acção que sabia que o último homem a ficar de pé seria o escolhido. Ele acreditava ser esse homem até conhecer uma verdadeira rival; um génio das artes marciais vindo da Manchúria chamada Gong Er que era considerada uma lenda... e uma linda mulher. 

TRAILER
CRÍTICA
“Achavam realmente que Wong Kar-wai ia fazer uma biografia de um mestre de artes marciais? The Grandmaster é outra vez uma história de amor impossível.
As primeiras imagens de The Grandmaster são de um combate de kung fu à chuva, desconstruído e desmontado nos gestos, nos pingos de água que caem, nos pés que escorregam, tudo naquela câmara lenta aos soluços a que Wong Kar-wai nos habituou.
E lá por o filme ser (supostamente) a biografia de Ip Man, o mestre de artes marciais wing chin que viria a ensinar Bruce Lee, a verdade é que não é isso – ou não é realmente isso – que interessa a Wong Kar-Wai.
O que ele quer mesmo fazer é filmar uma história de amor sublimada através das movimentações abstractas de corpos em imponderabilidade. Traduzindo: o amor é quando um homem e uma mulher que praticam artes marciais de escolas diferentes quiserem. E é, como convém no cinema de Wong, um amor impossível. Entre Ip Man, o homem tranquilo, pai de família e mestre das escolas de kung fu do Sul, e Gong Er, a filha impetuosa e orgulhosa de um mestre da escola do Norte, que tudo separa, até mesmo a invasão japonesa da China em finais dos anos 1930, e que passam todo o filme distantes um do outro e a sonhar com o momento em que partilhem as 64 Mãos. (É um golpe de kung fu do Norte, antes que comecem a pensar o pior.)
 Não vale a pena estarmos com rodeios, The Grandmaster é um objecto formalmente sumptuoso. Wong não perdeu nem um átomo do requinte quase ofensivo como filma (…)”

"O resultado (de O GRANDE MESTRE) tem a dimensão de uma epopeia tão espectacular quanto intimista, remetendo-nos para a exuberância da ópera"
 João Lopes
 - Diário de Notícias



“[Wong Kar Wai] joga com todos os esterótipos dos filmes do género Kung-Fu mas leva-os muito a sério. E eleva-os. A um nível de transcendência encantatória, quase a um erotismo na coreografia, uma beleza desarmante. (…) Arrepia, sim senhor”. 
Ana Margarida de Carvalho - Visão

"Quando se é um realizador da estirpe de Wong Kar Wai o resultado é um filme de mestre do cinema sobre a vida de um lendário mestre das artes marciais" 
 Sérgio Abranches - Time Out Lisboa





Sem comentários: