actualização de uma polémica 'antiga'

recebemos hoje o seguinte comentário de 'Pedro' ao post 'esclarecimentos :)))))'.

passado um mês, o que pelo menos prova a vitalidade e importância da discussão que ele motivou. :-)

pareceu-me uma perspectiva importante demais para ficar soterrada numa caixa de comentários que entretanto já estava 'caduca' (só no arquivo)

"Pessoal
desculpe-me a intromissão, mas achei que poderia se oportuno. Não vamos aqui nem Defender Deleuze, nem condenar Deleuze. Deleuze não é o que importa aqui. Ele nem é a " última coca-cola gelada do planeta em dia de calor" mas é um dos mais criativos pensadores contemporâneos. Minha mãe nunca leu Deleuze e nem por isso deixa de ser feliz. Talvez nunca precise de Deleuze. Deleuze é como uma caixa de ferramentas. Quem já tem suas ferramentas não há o que procurar em Deleuze. Ele mesmo falava que o que importa em uma teoria é que faça a mesma funcionar. Quem encontra o que fazer com Deleuze, que faça e faça bem feito. Os demais que não usem. Agora também fazer críticas baratas a um pensador importante não é uma postura das mais interessantes. É melhor dizer que não conseguiu ver o que fazer com suas teorias do que se colocar num pedestal e sair atirando em algo que talvez sequer entendeu.
Fraternalmente."

bem vindo, 'Pedro'!

3 comentários:

Mirian Tavares disse...

Bem vindo, Pedro! Mas acho que tenho que discordat da tua opinião. Aliás, é o que torna um um blog interessante. Não acho que ninguém fez "crítica barata" ao senhor Deleuze. Homem de quem até gosto e que cheguei mesmo a usar, como ferramenta, em meu doutoramento. Vive-se muito bem sem ele e sem tanta teoria que anda por aí...E também feliz com eles. é uma opção. O nosso tom estava mais numa de discutir a excessiva seriedade com que algumas pessoas encaram Deleuzes e companhia. Até pq, daqueles que participaram da discussão, posso garantir que leram o senhor e conhecem-no bastante bem! Viva a diversidade e o direito de amar ou odiar Deleuze.
fraternalmente,
M.

marina disse...

hã? o quê? alguém falou em deleuze? como?

sabem que mais? fériaaaaaaaaaaaas :)

Artur disse...

Penso que eu era o visado deste post, mas como disse no meu post anterior, estou em NY, para filmar e esquecer os teóricos, por isso, não me vão arrastar de volta à discussão, sorry... :)