ANYWHERE, Francisco Ferreira, Portugal, 2014, 9’
MAGIA
AO LUAR
Woody
Allen, 2014, EUA, 97’, M/12
FICHA TÉCNICA
Título
Original: Magic in the Moonlight
Realização: Woody Allen
Montagem: Alisa Lepselter
Fotografia: Darius Khondji
Interpretação: Colin Firth, Emma Stone, Marcia Gay
Harden
Origem: EUA
Ano: 2014
Duração: 97’
CRÍTICA
A transparência e as máscaras do amor
Woody Allen está de volta com uma deliciosa comédia romântica, de novo em cenários europeus — "Magia ao Luar" passa-se no sul de França e tem Emma Stone e Colin Firth nos papéis principais.
Mesmo não menosprezando (longe disso!) as maravilhas que conseguimos encontrar sempre em qualquer filme de Woody Allen, é difícil não pensar que os seus trabalhos regulares na Europa — desde "Match Point" (2005) — nem sempre terão sido feitos nas condições mais equilibradas ou mais propícias. Como se a intimidade de Nova Iorque desse lugar, deste lado do Atlântico, a uma superficialidade algo turística...

Woody Allen filma o ziguezague da comédia romântica, não exactamente como uma antologia de personagens mais ou menos caricaturais, antes como um exercício filosófico em que cada um experimenta os limites, porventura o logro, da sua própria verdade. Daí o gosto de uma certa teatralidade que perpassa pelas situações do filme — cada ser humano existe, afinal, como personagem mais ou menos forjada para os outros.
O encanto de "Magia ao Luar" resulta desse cruzamento calculado entre o que se apresenta ligeiro ou mesmo frívolo e toda uma intensidade que, de uma maneira ou de outra, vai contaminando as relações humanas — além do mais, em tempo de tantos ruídos "especiais", é bom encontrar um filme capaz de devolver à palavra a sua singularidade expressiva e também o seu charme.
João Lopes, rtp.pt/cinemax
Sem comentários:
Enviar um comentário