dá-me música...

... em 5 de dezembro

Todas as canções de amor contam a mesma história: "Há muitas pessoas que te amam", "Não posso viver sem ti", "Desculpa, anjo". "As Canções de Amor", realizado por Christophe Honoré e com música composta por Alex Beaupain, conta também a mesma eterna história. As canções, interpretadas pelos próprios actores, desvendam, passo a passo, as emoções, segredos e desejos de um grupo de jovens parisienses.
cinecartaz.publico.pt










... em 12 de dezembro

E por falar de amor, eis O SABOR DA MELANCIA. Amor num duplo sentido: o de uma mulher toldada pela falta de água em Taiwan que está apaixonada por um actor porno; e o do espectador por este filme, que exige a entrega total. Não há mapa para navegar nas obras de Tsai Ming-Liang – entra-se nelas como no comboio-fantasma. Tentar redigir uma sinopse é tarefa possível, mas não adianta nada – a história é apenas um cabide para pendurar ideias, planos, obsessões. Existe sexo (mas ao contrário do que se dizia, não é explícito), existem números musicais que parecem saídos de um musical kitsch em Technicolor, existe uma obsessão por melancias. E existe uma cena inicial que nunca mais abandonará a cabeça de quem a viu: dois corpos a fazer amor e uma melancia – claro – de permeio. Não me perguntem se o filme é “bom” ou “mau”. Apenas posso garantir que é uma experiência irrepetível. E, no que toca ao cinema, isso já é um grande elogio.
João Miguel Tavares






... em 19 de dezembro

Ricardo (Filipe Duarte) é um travesti que perdeu o gosto pela vida depois da morte do namorado. É então confrontado com a alegria de viver de Vasco (Tomás Almeida), o seu sobrinho, um adolescente com Síndrome de Down, que conhece quando regressa à cidade natal que abandonou há anos. Realizado por Luís Filipe Rocha ("A Passagem da Noite", "Adeus, Pai"), "A Outra Margem" foi apresentado no Festival de Montreal onde Filipe Duarte e Tomás Almeida foram distinguidos ex-aequo com o prémio de melhor actor pelas suas interpretações comovedoras. Para o realizador, tratar estes temas que é uma forma de "Iluminar e exibir a humana normalidade dos ''anormais'' é confrontar os ''normais'' com a sua própria e íntima ''anormalidade''. É propor uma ponte de compreensão entre as duas margens".
cinecartaz.publico.pt

2 comentários:

ORELHA EXTRA disse...

Excelente o filme "As canções de amor" de Christophe Honoré, com as fantasticas canções de Beaupain e muito bem interpretadas pelos actores (principalmente Louis Garrel).

Excelente inicitiva. Parabéns!

Abraço.

F.

Anton Ni Brahonain disse...

... sobre "Chansons d'Amour", simplesmente um dos melhores musicais que já vi(juntamente com o "Moulin Rouge")... um bom momento cinéfilo, com toda a certeza e firmeza! :)
... sobre "A Outra Margem"
Este filme português, tem a coragem de mostrar dois tipos de pessoas, que são postas à margem da sociedade, dita normal, os homossexuais e os portadores de deficiência, com uma enorme elegância de argumento e diálogos, saliento a belissima prestação da actriz Maria d'Aires, que consegue emocionar, sem se tornar piegas! sim, porque este é um filme de emoções. A escolha da música está muito bem conseguida e é introduzida nos momentos certos, digo eu!