LEGENDAS EM PORTUGUÊS
Cinevardaphoto
Saudações, Cubanos!
Salut les Cubains (França, 1963)
Documentário a Preto e branco. Duração 30’. História.
Agnès Varda traz de Cuba mil e oitocentas fotos em preto e branco, e faz com elas um documentário didático e divertido. Fidel e os músicos, socialismo e chá-chá-chá.
*Pomba de Prata no Festival de Leipzig*
*Medalha de Bronze na 15a Mostra Internacional do Filme Documentário de Veneza 1964*
Ulisses
Ulysse (França, 1982)
Documentário a Cores. Duração 22’.
De frente para o mar, uma cabra, uma criança e um homem. Trata-se de uma fotografia feita por Agnès Varda, em 1954: a cabra estava morta, a criança se chamava Ulisses e o homem estava nu. A partir desta imagem fixa, o filme explora o que poderia existir entre o imaginário e o real. Seduzindo a memória, pode-se deparar com ossos.
*Seleção oficial no Festival de Cannes 1983, Mostra Un certain regard - César 1984 do Melhor Documentário em curta-metragem*
Ydessa, Ursos e Etc
Ydessa, les Ours et Etc (França, 2004)
Documentário a Cores. Duração 44’.
A exposição “Os Vivos, os Ursos e Etc.”, da artista plástica Ydessa Hendeles, impressionou de tal maneira a cineasta belga Agnès Varda, que ela viajou a Toronto especialmente para entrevistar Ydessa, filha de sobreviventes do Holocausto e dona de uma curiosa coleção de fotos.
Une Minute pour une Image
Um Minuto para Uma Imagem
Une minute pour une image (França, 1983)
Documentário a Preto e branco. Fotografia.
Mini-série de 170 mini-filmes, no total. Os de Varda são 14. Um comentário de um minuto sobre cada fotografia, com voz anónima. Só no final descobrimos os nomes dos fotógrafos, anónimos ou famosos, e os nomes dos comentaristas. "Um minuto para uma imagem", como ela mesma comenta.
projeto financiado por
.
Sem comentários:
Enviar um comentário