em 2012 não haverá qualquer produção de cinema português



subscrevo integralmente a intervenção desta deputada (Catarina Martins, do BE).

espero não ser a única :-)
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Isto é mentira! Há e vai continuar haver produção cinematográfica em 2012, comercial e de autor. Com menos dinheiro, é certo, mas a industria do cinema não é diferente das outras e por isso é lógico que sofra com a crise.

O respeitável Cineclube de Faro, (talvez o melhor cineclube português) não devia emprenhar pelos ouvidos com as palavras de deputado algum da assembleia da república; nem BE, nem PCP, nem PS ou PSD nem CDS-PP. Isto é tudo um jogo de palavreado estéril que serve apenas a propaganda e o interesse politico.

Não estou aqui a fazer de advogado do diabo, não votei neste governo, não votei em ninguém, mas sei bem o que estou a dizer, há largos anos que vivo da industria cinematográfica, por isso repito: há e vai continuar haver produção cinematográfica em 2012, comercial e de autor.

Meus amigos, caso não tenham reparado o mundo está a mudar, eu prefiro adaptar-me e mudar também.

Um bem haja a todos

anabela moutinho disse...

eiaaaaa um comentárioooooo!!!!!


:))))

olá, desconhecido/a.

1º, e muita atenção - o cineclube nunca emprenha, porque não é uma pessoa :D

2º, eu, sim - sou uma pessoa - aquela que publicou o post - mas não, de certeza, das de emprenhar pelos ouvidos. ;-)

pelos vistos, portanto, não estamos de acordo.

a ver se nos entendemos - não vai haver cinema português em 2012? ah pois não, naquilo que a deputada - nem sequer denuncia, é - comenta sobre a decisão do GOVERNO: não se abrem concursos no ICA este ano; vai reavivar-se o FICA, de péssima memória, que assegura tudo menos a produção de cinema português (como se viu).

mais: como ela diz - outra que subscrevo - querem nova lei do cinema? venha ela, então, que é urgente decidi-la. e JÁ. não usemos o estafado argumento de ser necessário mudar a Lei do Cinema para meramente protelar e protelar e protelar as responsabilidades do Estado para com o cinema português.

agora, e por (outros) pontos:

- o mundo está a mudar? bem, mudar muda todos os dias, mas não percebi exactamente o que quis dizer neste contexto;

- prefere adaptar-se? pois só lhe fica bem, é sinal de inteligência evolutiva; SÓ QUE, como não percebi de que mudança fala, fico sem entender também que adaptação é a sua.

- afirma que o cinema português, comercial e de autor, vai continuar. ora pois está claro que vai. de novo, a divergência depende da abordagem: do ponto de vista do Estado, não vai (e é isso que a deputada denuncia, e muito bem); do ponto de vista pessoal ou das produtoras, pois então, que suem, não é verdade? e que continuem a fuçar, a fazer filmes com orçamentos humilhantes, a pedinchar a técnicos e actores que dêem uma mãozinha e de borla porque somos todos amigos, batam às portas dos mecenas que não existem, das rtps que só forçadas pelo ica apoiam (ah, espere, mas o ica nao vai apoiar, dondeeeeee), e não esqueçam as perfumarias, os talhos e as drogarias que terão todo o interesse em patrocinar com 100, 200, 500 euros, e é a loucura, as produções cinematograficas.

:)

exagerei? pois está claro que sim. o cinema portugues continuou a fazer-se mesmo quando os projectos das produtoras nao obtinham apoio do ica/m/ipaca/ipc, e não só pelas condições acima - e caricaturalmente - descritas. mas sejamos honestos na análise - o governo está a eximir-se, o que não constitui qualquer surpresa para mim, das suas responsabilidades culturais e, nessas, das especificamente cinematograficas.

ah e a crise e coisa e tal.

pois pois.

ataquem as causas do despesismo de dinheiro públicos (mas essas não interessa muito atacar, n'est-ce pas?) e, essencialmente, obriguem as tvs a transferir para o ica a tal infima percentagem do que ganham com a publicidade - QUE SÃO AS ÚNICAS VERBAS UTILIZADAS PELO ESTADO PARA O CINEMA. e abram os concursos.

é tão simples... :))))

muito obrigada pelo seu comentário. é bom saber que, de 12 em 12 meses, mais coisa menos coisas, há alguém 'out there' que não seja o spam que nos ataca os comentários neste blog di-a-ri-a-men-te - cantar a la adriana calcanhoto - (por isso temos os comentários moderados).

anabela moutinho disse...

e ainda:

(melhor cineclube portugues? generosidade sua. há quem faça melhor do que nós. bem melhor. e que tenha mais público do que nós. bem mais. mas obrigada. :)

Rf disse...

De referir também o excelente texto do Miguel Gomes no Público de sexta (13 de Janeiro)

http://jornal.publico.pt/noticia/13-01-2012/cinema-portugues-percurso-interrompido-23773683.htm