Conferência ANTÓNIO PRETO: Texto e Imagem: o caso Manoel de Oliveira. 6ªf, 23, 18h.

Sala Polivalente da Biblioteca da Penha da UAlg.

Entrada livre.


Integrada no projecto Livros em Cadeia: apresentação do Livro Manoel de Oliveira: O Cinema inventado à letra, de António Preto (ed).

O Palestrante
António Preto é doutorado em Estudos Cinematográficos pela Universidade Paris-Diderot – Paris 7, sendo actualmente docente do Mestrado em Realização: Cinema e Televisão, da Escola Superior Artística do Porto e do curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto. Desenvolvendo uma investigação em torno das relações entre literatura e cinema na obra de Manoel de Oliveira, publicou o livro Manoel de Oliveira: O cinema inventado à letra, que agora apresenta em Faro, tendo ainda comissariado, a convite da Fundação de Serralves, a exposição Manoel de Oliveira / José Régio: Releituras e fantasmas (2009). A par disso, tem organizado mostras de cinema como programador independente.

O Livro
Manoel de Oliveira é o único cineasta em atividade a ter realizado a travessia do cinema mudo ao sonoro e do preto e branco à cor, no entanto, a sua celebridade é hoje, em Portugal, tão grande quanto desconhecida é a sua obra. Este volume da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves traça um percurso pela obra de Manoel de Oliveira que incide sobretudo numa análise formal de algumas das configurações mais caraterísticas da estética oliveiriana. Secundarizando a cronologia de realização dos filmes e privilegiando as questões ligadas à imagem, está estruturado em seis capítulos, todos eles profusamente ilustrados com imagens de quase todos os filmes realizados por Oliveira até à data da edição (2008).


Livros em Cadeia é um projeto financiado por


.

Colaboração


.

Sem comentários: