02 de Outubro - Prémio Lux de Cinema no Algarve!! Grande Auditório de Gambelas, 21:15



Do Outro Lado, Fatih Akin, Alemanha/Turquia, 2007, 116’, M/12

SINOPSE

Nejat desaprova que o seu pai, viúvo, viva com a prostituta Yeter, a sua nova amiga. Tudo muda quando descobre que ela manda dinheiro para a Turquia, para a faculdade da filha. Quando subitamente Yeter morre, a distância entre pai e filho aumenta. Nejat viaja então para Istambul para tentar encontrar Ayten, a filha de Yeter. Ayten é uma activista política que foge para a Alemanha, para escapar à polícia turca. Torna-se amiga de Lotte, uma jovem estudante que a convida para ficar em sua casa, um gesto que não agrada à sua conservadora mãe. Mas Ayten é presa, vê negado o seu pedido de asilo e é deportada e enclausurada na Turquia. Lotte viaja para a salvar, e é apanhada numa desesperada situação…


Apesar das reticências do filho Nejat, Ali, viúvo, decide viver com Yeter, uma prostituta de origem turca. Mas Nejat, professor de alemão, acaba por começar a afeiçoar-se a Yeter quando descobre que ela manda dinheiro para a Turquia, para ajudar a pagar os estudos universitários da filha. A morte acidental de Yeter afastará pai e filho e Nejat decide viajar para Istambul para tentar encontrar a filha dela, Ayten. Activista política, Ayten fugiu da polícia turca e já se encontra na Alemanha, onde se torna amiga de Lotte. Mas o pedido de asilo de Ayten é negado e ela é deportada e enclausurada na Turquia. Num acto irreflectido, Lotte decide partir para a Turquia para ajudar a amiga.

PRÉMIOS

Cannes 2007- Melhor Argumento e Nomeado para a Palma de Ouro
European Film Awards 2007 - Melhor Argumento e Nomeado para Melhor Realizador e Melhor Filme
GoldenOrange Filmfestival Antalya 2007 - Melhor Realizador, Melhor Montagem e Prémio Especial do Júri
Óscares 2007 - Nomeado para o de Melhor Filme Estrangeiro
Prémio LUX 2007, Parlamento Europeu
NORDDEUTSCHER FILMPREIS 2007
Grande Prémio LINO BROCKA 2007, Manila, Filipinas

TRAILER

FICHA TÉCNICA
Título Original: Auf der anderen Seite 
Realização: Fatih Akin
Argumento: Fatih Akin
Montagem: Andrew Bird
Fotografia: Rainer Klausmann
Música: Shantel
Interpretação: Nurgül Yesilçay, Baki Davrak, Tuncel Kurtiz
Origem: Alemanha/Turquia
Ano: 2007
Duração: 116’





Um reformado turco que vive na Alemanha e o seu filho professor universitário em Hamburgo. Uma prostituta turca em Bremen que se finge balconista de uma sapataria para que a filha universitária que ficou na Turquia não saiba o que a mãe tem de fazer para a sustentar, só que a filha universitária tornou-se activista política sem a mãe saber. Uma estudante alemã de espírito (e amor) livre e a sua mãe aberta mas mais convencional.
Posto desta maneira, o que se esperará de "Do Outro Lado" será um panfleto em forma de mosaico-"Magnolia" sobre fronteiras, choques culturais, questões de identidade, globalização, política, sociedade. Tirem, então, desde já o cavalinho da chuva, porque não é nada disso. Ou antes: é um pouco disso, mas bastante pouco. Claro que sim, há política, há sociedade, há identidade, há fronteira, há globalização a trabalhar ao longo do filme de Fatih Akin. Mas a essência de "Do Outro Lado" está muito menos nas nacionalidades do que nas universalidades: mais do que questionar posições ou atitudes, Akin conta uma história, ou antes, três histórias que se reflectem e se iluminam mutuamente sem nunca se cruzarem realmente para lá da mera coincidência.
O filme começase a ganhar aí, nessa aparente submissão à mecânica do filmemosaico para logo a seguir a desarmar com uma elegância extraordinária que, ao mesmo tempo, evita olhar para os lugarescomuns da mesma maneira de sempre: estes três pares de pais e filhos, mães e filhas, não se cruzam apenas porque seria conveniente à estrutura narrativa, e podem gravitar naturalmente em direcção uns aos outros, mas nunca passam de cometas em órbita fugaz que usam essa gravidade para reembalarem no seu trajecto.
Depois, "Do Outro Lado" torna-se numa peculiar abordagem do velho "conflito de gerações" que estão mais próximas umas das outras do que pensam, gente que compreende à custa da sua própria experiência o que "ser filho/a de" ou "ser pai/mãe de" quer dizer, gente que se chega perigosamente perto do fim de tudo e aí encontra a energia para recomeçar.
Flutuando em animação suspensa entre a Alemanha e a Turquia, sempre "em viagem" por entre comboios, aeroportos, (auto- )estradas, "Do Outro Lado" está permanentemente em movimento; e esse movimento visível, físico, traduz-se igualmente no próprio movimento interno das personagens, sempre divididas entre assumir e renegar (um passado, um presente), entre aceitar e recusar (uma atitude, uma decisão), entre a fúria de viver de quem ainda acredita e o cansaço vacinado de quem já não tem ilusões.
Akin, percebe-se, não quer que este filme dividido, ele também, entre duas margens de um mesmo mundo, impecável jogo de espelhos elegantemente construído onde cada personagem tem o seu duplo/ reflexo "do outro lado" (a Alemanha e a Turquia, a vida e a morte, o passado e o futuro), seja "apenas" político ou "apenas" social. Ele quer é que este seja um filme sobre gente, e que tudo decorra daí. E é isso que ele faz, de modo pontualmente convencional mas sempre sincero - e a sinceridade desarmante, a exposição pessoal, é algo que nem sempre resulta no grande écrã. Aqui, não só resulta como transporta o que é, no seu centro, uma história de luto e perda, transformada através destas personagens numa celebração da vida; numa oportunidade de recomeçar e de descobrir aquilo que nos faz mexer. "Do Outro Lado" é um dos grandes filmes que vimos cá em 2008, para guardar bem juntinho ao lado de "Wall-E", "O Segredo de um Cuscus" e "Gomorra". Falhá-lo não é uma opção.
Jorge Mourinha, Público, 1-11-2008

Sem comentários: