Momento cine-umbilical (ou uma das minhas experiências épico-hípicas)


"Western"
(para a Mirian)

Olha para a janela - o que faz um cavalo no meio do quarto de um palacete vazio?

George Stubbs desenhou cavalos. Autopsiava-os, ele e a mulher; depois pintava o desenho dos membros, da silhueta, do pêlo, dos olhos. Fixava os olhos.

O cinema começa no cavalo. Num momento do galope, as quatro patas soltam-se do chão. Eleva-se o cavalo, o corpo rijo e pesado. A imagem fixa o peso no ar.

Com o deserto por detrás, as montanhas de topos brancos, o desenho do dorso recorta outro movimento. O cavalo conduz a morte - aos homens de coldre, aos homens de rostos pintados - conduz à morte despejada na nuvem de pó, escangalhado na queda e na vertigem da nuvem. O olhar do cavalo não se move.

6 comentários:

Artur disse...

E assim se vê como num Blog as palavras valem mais que mil imagens... :)

Agora espero que ninguém se lembre de fazer o post de um vídeo You Tube com os fotogramas animados do Muybridge e com música dos Super Furry Animals :)

Mirian Tavares disse...

lindo! já te tinha dito. E eu, claro, babadíssima com a oferenda :-)

Mirian Tavares disse...

Pois é Artur (que antes era ribeiro, depois r, agora só artur. Espero que não desapareças!), acho que ninguém vai se atrever. O texto está tão bonito...

anabela moutinho disse...

eh pá artur, alta ideia que me deste!!!!!!!!!!!!!!!

:D

Artur disse...

A minha próxima aparição é so Art :)

Mirian Tavares disse...

era o que eu temia... daí vai ser A e depois um . Teremos que chamá-lo, como ao Prince, aquele que costumava se chamar Artur :)