O Desporto Favorito dos Italianos

O próprio Nanni Moretti o disse, em pessoa, no passado dia 14 de Maio, na apresentação do filme "O Caimão" no cinema Monumental, em Lisboa [na foto de telemóvel]: "Este não é um filme político, é a história de um homem [o produtor, não o Berlusconi, claro] que não se deixa levar pelo desporto preferido dos italianos que é a victimização". O que levou a uma gargalhada cúmplice do público português -- afinal somos muito parecidos.
Interessante contudo analisar a forma como Moretti representa Berlusconi ao longo do filme, nma progressão inédita e surpreendente em termos de escolhas e decisões de como representar uma figura real e actual num filme de ficção: começa com um actor parecido com o original; a meio do segundo acto passa a ser apenas através de imagens de arquivo do próprio Berlusconi (e não volta a apresentar cenas com o actor); e por fim, é o próprio Moretti que o incarna, um volte-face de uma perversidade genial -- com o Moreti a incarnar o seu próprio diabo e a dar voz à sua liturgia "satânica"...

7 comentários:

josé neves disse...

Essa tem mais de 2500 anos:
Os gregos punham máscara para representarem várias figuras, no filme usam-se várias figuras para interpretar a mesma máscara.
Moretti incarna a sua própria máscara para lembrar que em cada humano coexiste um Berlusconi. A ocasião faz o ladrão...

Anónimo disse...

Vou fazer perguntas sem sentido, mas dada a frustração do Moretti ter estado mesmo aqui a 5 mim. e eu não ter sabido, resta-me esperar q volte e perguntar se estava cheia a sessão de apresentação do filme?... Se fizeram/fez muitas perguntas?... Já tanto tenho falado/apresentado o filme dele - não este, mas o Quarto do Filho - que gostava mesmo de ter sabido da sua passagem por cá...
Posso solicitar ao Cineclube que o convide a voltar?
Sim?...

(n é preciso responderes q n tem $ Anabela... convida-se e logo se vê... nunca se sabe, n é?...)

Catarina
Parabéns pelo blogue! e pelo CCF é claro... Moretti! Moretti!!!

Artur disse...

Bom, a sala estava obviamente à pinha e à porta ainda deram DVDs do Quarto do FIlho e Querido Diário -- o Paulo Branco estava mãos largas (bom, a verdade é que aqueles DVDs deviam estar destinados à destruição por terem sido distribuidos pelo Publico (jornal) e assim sempre foi muito mais humano a entrega ao público (pessoas). Pelo que o Paulo Branco disse ao anunciar o Moretti ele não tem por costume fazer este tipo de coisas, terá sido por "amizade" que ali apareceu -- nem sequer foi a estreia, o filme já estava em exibição há algum tempo. Se ele aceitar uma ida ao Cineclube de Faro de certo que será pela simpatia e charme das suas mulheres (do Cineclube, entenda-se, não das mulheres dele) do que pelo dinheiro :) Anabela, força com isso! E já agora que traga a actriz que faz de argumentista do filme, como membro da direcção da Associação de Argumentistas gostava de ter uma conversa com ela, puramente profissional claro... :)

anabela moutinho disse...

ahahah. ui. okok

(está tudo louco, só pode! com a mania das grandezas! oh pá nós só somos um cineclubeZECO, ok? lisboa ainda fará ressoar algo na cabecita do moretti, agora cineclube? faro? a ilha do bergman, perguntará ele a seguir?)

mas ok, ja trouxemos o preisner, quem sabe o moretti! o almodovar! o coppolla! o fincher! vá, peçam mais! todos MENOS o tarantino!!!

Anónimo disse...

eu aproveito para apoiar a ideia do artur quanto ao convite à argumentista do filme...

Anónimo disse...

Catarina:
Desculpem, a insistência mas, foi noticiado que ele vinha cá? (cá, entenda-se a Lx)...
(bem, lendo o post do felizardo presente, a 14 de Maio, não estava eu por cá, mas a dar aulas pelo algarve... Não me conformo! farta de falar, sobretudo, sobre o Quarto do Filho e ele mm. por aqui...)
Va lá Anabela...
Citando o artur, q eu n creio conhecer mas, q diz: "Pelo que o Paulo Branco disse ao anunciar o Moretti ele não tem por costume fazer este tipo de coisas, terá sido por "amizade" que ali apareceu -- nem sequer foi a estreia, o filme já estava em exibição há algum tempo.
E a Marina q eu tb. creio q n, mas q dá a super-importante informação que: "O irmão do Nani é prof aqui em Stanford, de Literatura.
Porque não tentar, não é?...
Anabela?... Ainda aí?
(vou passar este meu pedido directa/ para a Ana Soares, não é... imagina q o Moretti vai visitar o irmão e estavam ambos c vontade de ir de férias p uma ilha linda (à beira mar plantada...)...
Sintese: o CCF, em todas as suas vertentes..., combina mto melhor c o Moretti do q o Monumental/Paulo Branco, logo why not?...
Bj,
Catarina

anabela moutinho disse...

lolll catarina. calma calma, ok ok! (jasus, está tudo doido)

o moretti veio quase de surpresa. foi noticiado tipo na véspera e pouco mais. não fiques tão frustrada, logo conversas com ele no quarto do cineclube ;-)