as - surpreendentes e magníficas - escolhas de Daniel Barroca - loulé aqui tão perto. todas as 3ªf, às 18h.

Auditório do Instituto D. Afonso III (Convento Espírito Santo). Entrada livre.
.
(esteja atento aos posts sobre cada um dos filmes que publicaremos perto da sua data de exibição)

.
13 de Abril
Fugiu um Condenado à Morte
Robert Bresson

SINOPSE
A história da evasão de uma prisão analisada com rigor e de forma abstracta: em 1943, no forte de Montluc onde espera ser executado por alemães, o tenente Fontaine consegue evadir-se na companhia de Jost, outro dos prisioneiros.


Título Original : Un condamné à mort s'est échappé
Realização : Robert Bresson
Argumento : Robert Bresson e André Devigny
Direcção de fotografia: Léonce-Heni Burel
Montagem: Raymond Lamy
Direcção Musical: I. Disenhaus
Interpretação : François Leterrier, Charles Le Clainche, Maurice Beerblock, Roland Monod, Jacques Ertaud, Jean Paul Delhumeau, Roger Treherne
Origem: França
Ano de Estreia em Portugal: 1959
Duração: 90’


.
20 de Abril
A Hora do Lobo
Ingmar Bergman


SINOPSE
Numa ilha ventosa, um artista em crise é assombrado por pesadelos do seu passado. Durante a “hora do lobo” – entre a meia noite e a madrugada – conta à mulher as suas dolorosas memórias.

Extracto

Título Original: Vargtimmen
Realização e Argumento: Ingmar Bergman
Direcção de Fotografia: Sven Nykvist
Montagem: Ulla Ryghe
Música: Lars Johan Werle
Interpretação: Max von Sydow, Liv Ullmann, Gertrud Fridh, Georg Rydeberg, Erland Josephson, Naima Wifstrand, Ulf Johansson, Gudrun Brost, Bertil Anderberg
Origem: Suécia
Data de estreia em Portugal: 1974
Duração: 90’


.
27 de Abril
Les Maîtres Fous
Jean Rouch

Jean Rouch inspirou a nova vaga do cinema francês, tendo sido figura-chave da cinemateca francesa e director-fundador do comité do filme etnográfico do Museu do Homem. A sua longa carreira está intimamente ligada ao mundo da África Ocidental, onde trabalhou como engenheiro durante a II guerra mundial. Através da sua obra é demonstrada a vida diária dos africanos do Niger e do Gana, mas também a imaginação de uma geração, em documentários de cariz antropológico e de uma certa etnoficção. "Os Mestres Loucos" obteve o primeiro dos prémios dos filmes etnográficos, turísticos e folclóricos do Festival Internacional de Veneza de 1957 e "Eu, um Negro" foi considerado por Jean-Luc Godard como "o melhor filme francês desde o movimento liberal".

Extracto

Título Original : Les Maîtres Fous
Realização : Jean Rouch
Direcção de Fotografia: Jean Rouch
Montagem: Suzanne Baron
Origem: França
Ano:1955
Duração: 36’

.
4 de Maio
In the Shadow of the Sun
Derek Jarman

Derek Jarman utilizou algum dos seus home movies dos anos 70 para produzir esta maravilhosa peça de cinema de vanguarda. O material original foi passado para uma velocidade inferior de 3-6 frames, apoós o que Jarman adicionou efeitos de cor e a excepcional, vagamente ameaçadora, banda sonora dos Throbbing Gristle. O resultado é uma espécie de exposição de quadros em movimento, numa antecipação do muito que hoje se vê por aí a que vulgarmente se chama de 'instalação'. Jarman não foi pioneiro - mas foi marcante.

Extracto

Realização: Derek Jarman
Interpretação: Karl Bowen, Graham Dowie, Christopher Hobbs, Gerald Incandela, Andrew Logan, Luciana Martínez , Lucy Su, Kevin Whitney, Francis Wishart
Música: Throbbing Gristle: Chris Carter, Peter Christopherson, Cosey Fanni Tutti, Genesis P-Orridge

(colaboração com Allgarve '10. a exposição do artista inaugura dia 9, às 18h, e estará patente até 9 de Maio, na Galeria do Convento Espírito Santo em Loulé)


.

Sem comentários: