a cada um o seu cinema português - mesmo! ciclo de filmes acompanhados pelos respectivos realizadores: não é um luxo?

*Presença do realizador

21h30

Biblioteca Municipal


Dia 9

VISITA GUIADA

Tiago Hespanha


Visita Guiada começa no Castelo de Guimarães ("o berço da Nação") e acaba em Sagres ("o fim do mundo"), como se Tiago Hespanha quisesse compactar nos 56 minutos que dura este documentário (e esta excursão de autocarro do Minho ao Algarve) todos os nossos mitos fundadores. Estamos em território conhecido, mas a história que ouvimos aqui - e que é a mesma história de sempre, de Afonso Henriques à adesão à União Europeia, passando ainda além da Taprobana por Vasco da Gama, Dom Sebastião e Oliveira Salazar - agora fala polaco, coreano, espanhol, húngaro, alemão, italiano, japonês, francês, holandês, russo e inglês. Portugal, para inglês ver, segundo aquele guia de guarda-chuva. Vamos atrás dele.

Ainda estamos em Guimarães, com um grupo de turistas italianos, quando uma das guias com que nos cruzamos em Visita Guiada diz que adora os portugueses mas que somos todos muito barulhentos. O filme de Tiago Hespanha está em parte aí, nesses segundos em que falamos de Portugal na terceira pessoa: é uma visita guiada à maneira como nos apresentamos às visitas, àquilo que dizemos de nós, e àquilo que não dizemos de nós. Outra parte do filme está nos segmentos em que eles - os guias polacos, japoneses, coreanos, húngaros, brasileiros - explicam que país é este e se aproximam de nós pelos seus próprios meios, pondo-nos nos seus mapas tal como os pusemos no mapa a eles. Coisa que, de resto, Tiago Hespanha também faz, muito inevitavelmente, num belo plano picado a partir do Padrão dos Descobrimentos que resume o filme a este ponto de partida e de chegada da nossa identidade nacional - é disso que falamos quando falamos de nós aos outros.

Obteve o Prémio do Publico Curta-Metragem IndieLisboa 2009.



SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS*

Leonor Noivo

Andam aos pares de porta em porta e entram nas casas de quem os quer ouvir. Discutem as questões da fé, da família, do recato, da religião, da existência. O modelo que perseguem assemelha-se a uma prova pessoal, iniciática, durante os dois anos que passam longe de casa. Os Elderes e as Sisters, jovens missionários do movimento Mórmon, saem do seu país, estudam outra língua e outra cultura, absorvidos por esse espírito de missão. Aspiram ser os exemplos dos rapazes e raparigas perfeitos.

Selecção oficial do IndieLisboa 2009.

Sem comentários: