Livros em Cadeia - PAULO GRANJA - 6ªf, 18, na Biblioteca da UAlg!

SALA DE SEMINÁRIOS DA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE - CAMPUS DE GAMBELAS - 18H - ENTRADA LIVRE.


Tornar a nossa Biblioteca ainda mais viva. Todos os meses, um convidado apresenta um livro da nossa colecção. Que, como todos, está disponível para requisição – por qualquer um.


PAULO GRANJA – “Uma nova abordagem ao Cinema Moderno”
Screening modernism : European art cinema, 1950-1980, de András Bálint Kovács

Paulo Jorge Granja é mestre e doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), onde também já lecionou diversas disciplinas no âmbito do curso de Estudos Artísticos. É também investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), onde tem trabalhado sobre a crítica de cinema em Portugal e sobre a construção da legitimação estética e institucional do Novo Cinema Português.


Percorrendo as décadas 50 a 80 do séc XX, a obra enciclopédica de András Bálint Kovács sustenta que o modernismo cinematográfico não consistiu num movimento unificado de (e por) estilos e temas, mas sim uma espantosa paleta de variações sobre as matrizes da arte moderna. Ilustrando como os conceitos de modernismo e de avant-garde se manifestam diferentemente no cinema, Kovács começa por traçar a emergência do cinema-arte como uma categoria histórica. Seguidamente explica as principais caraterísticas formais dos novos estilos e formas bem como os seus fundamentos intelectuais. Finalmente, oferece uma inovadora história da evolução do cinema europeu moderno.

Explorando não somente as origens do modernismo mas igualmente os seus avatares estilísticos, temáticos e culturais, Screening Modernism providencia novas criativas maneiras de pensar sobre este período histórico que constituiu uma “idade dourada” do cinema.



Projecto financiado por



Colaboração


.

Sem comentários: