Arquitectura e Cinema: a conferência de Luís Urbano! Sede, 6f, 18h.


Tornar a nossa Biblioteca ainda mais viva. Todos os meses, um convidado apresenta um livro da nossa colecção. Que, como todos, está disponível para requisição – por qualquer um.



6ªf, 6 de Julho, Sede do Cineclube de Faro, 18h, Entrada Livre


LUÍS URBANO – “ Arquitectura emotivamente funcional”


Livro a apresentar – The Architecture of Image. Existencial space in cinema
de Juhani Pallasmaa


O Palestrante

Luís Urbano arquitecto, professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Licenciado pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em “Arquitectura, Território e Memória” pela mesma instituição. Escreveu artigos sobre as intersecções entre a arquitectura e o cinema para JA – Jornal Arquitectos, Vírus, Dédalo, Indian Architect and Builder, bem como para livros como “SMS:SOS” (Edições ASA, 2003) "Designing Spaces: From Nature to Metapolis" (FLUP; 2004) e "Espaço como desejo" (FAUP; 2005). Co-editou "Designing Light" (FAUP, 2007) e Mundo Perfeito (2008). Coordenou 3 edições do Workshop Internacional Cinemarchitecture (2008, 2009 e 2010). Luís Urbano participou em conferências sobre arquitectura e cinema nos IV Encontros de Cinema Coimbra (1999), Museu de Serralves (2003), FAUP (2003, 2008 e 2010), Universidade Lusófona (2007), Design Cinema Conference, Istanbul (2008), Archfilm, Viena (2009), Universidade do Minho (2010), Society for Cinema and Media Studies Conference, Los Angeles (2010). Júri no Festival de Cinema de Ourense em 2005. Actualmente desenvolve o seu doutoramento em Arquitectura e Cinema, FAUP.


O Livro

"Estou interessado na forma como o cinema constrói espaços no espírito, contrói espaços-espírito; portanto, em reflectir a efémera arquitectura inerente ao espírito, pensamento e emoções humanos. A tarefa mental de prédios e cidades serve para estruturar o nosso estar-no-mundo e para articular a superfície entre a experiência do eu e do mundo. Ora, não é exactamente isso que faz o realizador nas suas imagens projectadas?"
Este extracto da introdução de Juhani Pallasmaa a este seu livro de análise de 5 filmes de 4 diferentes realizadores (A Corda e Janela Indiscreta de Hitchcock, Nostalgia de Tarkovsky, The Shining de Kubrick e Profissão: Repórter de Antonioni) revela as intenção do autor/arquitecto. Este livro explora as existentes relações entre cinema, arte e arquitectura. Pallasmaa examina cuidadosamente a maneira como estes realizadores usaram o imaginário arquitectónico para criar estados emocionais nos seus filmes.


Livros em Cadeia é um projeto financiado por


.

Sem comentários: