não é todos os dias que podemos ver um filme moçambicano e falar com o respectivo realizador! 6ªf, 18h, na UAlg, João Ribeiro.

28 de Maio, 18h, Entrada Livre

Anfiteatro 1.4 do Complexo Pedagógico - Campus da Penha.

João Ribeiro, realizador moçambicano



João Ribeiro apresentará a palestra - Os três actos do Cinema Moçambicano: Passado, Presente e Futuro.

Em seguida será exibida a curta-metragem O Olhar das Estrelas (2002), Fic., 25 mn, que faz parte de uma série de cinco adaptações cinematográficas de histórias do escritor Moçambicano Mia Couto.




As estrelas são os olhos das pessoas que morrem de amor….











João Ribeiro
Licenciou-se em Realização e Produção Cinematográfica e de Televisão na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San António de Los Banõs (Cuba). Trabalhou para o INC (Instituto Nacional de Cinema) de Moçambique. Dirigiu várias curtas- metragens e foi director de produção em Moçambique do filme Blood Diamond de Edward Zwick. É o actual director da TIM (Televisão Independente de Moçambique).
A sua mais recente longa-metragem "O último voo do Flamingo", baseada no livro homónimo de Mia Couto, estreou na semana passada no Festival de Cannes no Pavillon de Monde e ainda em Espanha, no VII Festival de Cine Africano no passado domingo. Aqui figura na selecção oficial em competição, concorrendo aos prémios Griot de Viento, para melhor longa-metragem de ficção, Griot de Arcilla, para melhor realização, e também para os prémios de melhor interpretação masculina, feminina e especial do público.


.

Sem comentários: