pina bausch 'at work' - SONHOS DE DANÇA é 2ªf, 27, 22h, IPJ.

Em 2008, Pina Bausch escolheu 40 adolescentes que nunca tinham ouvido falar nela e convidou-os a dançar “Kontakthof”. Em dez meses, os jovens descobrem o génio de Bausch e os seus corpos. Pina Bausch morre em 2009 e este filme é um testemunho da sua obra revolucionária.

Durante cerca de um ano, adolescentes de onze liceus de Wuppertal empreenderam uma viagem emocional. Todos os sábados, 40 jovens, entre os 14 e os 18 anos, participaram no curso de dança dirigido por dois bailarinos da companhia de Bausch, com supervisão da própria coreógrafa. O filme de Anne Linsel e Rainer Hoffman acompanha esse processo de ensaios e repetições até à estreia. Vemos os jovens nas suas primeiras tentativas de encontrarem a sua própria forma de expressão corporal através dos movimentos. Vão-se encontrando consigo próprios no decurso de um processo que os leva a um significativo desenvolvimento pessoal. Os contactos doces e tímidos, mas também agressivos, condensam-se num conjunto de experiências individuais, que a maior parte destes jovens vive aqui pela primeira vez. Pina Bausch está constantemente a encorajar os jovens bailarinos a encontrarem a sua própria forma de expressão. Através dos seus movimentos revelam as suas angústias, os sentimentos, os desejos e os sonhos de dança. No final, cada um deles não só se tornou melhor bailarino mas sobretudo ganhou confiança em si mesmo, tornando-se mais independente.

Pungente e magnífico.
Les Inrockuptibles

Anne Linsel presta a mais bela das homenagens à grande coreógrafa Pina Bausch.
L'Humanité

Anne Linsel e Rainer Hoffman assinam um filme que se situa entre a comédia musical e um filme para adolescentes com uma dimensão trágica. Uma bela maneira de celebrar a vitalidade da dança de Pina Bausch.
Le Monde

É o contraste entre o estatuto de uma artista como Pina e o espectáculo montado como se de uma quermesse de fim de ano se tratasse, que tira a esta bela homenagem toda a solenidade e permite ao documentário, realizado com muita humildade, imortalizar efémeros momentos de graça, tanto os da adolescência, como os da serenidade.
Cahiers du Cinema


A verdadeira beleza do documentário reside na forma como ele consegue contar duas histórias em paralelo, uma sobre a dança e outra sobre os adolescentes, e elas fundem-se com extrema beleza.
Chronic'art.com

Testemunho comovente sobre a história de um legado. (…) Todos estes jovens com os seus defeitos, os cabelos desalinhados e as suas personalidades em formação, fazem da inexperiência um objecto de atenção.
Libération





Argumento e realização: Anne Linsel, Rainer Hoffmann
Fotografia: Rainer Hoffmann
Montagem: Mike Schlömer
Origem: Alemanha
Ano: 2010
Duração: 89’

Sem comentários: