SOB AS ESTRELAS EM CACELA VELHA - falemos em locais mágicos para dar mágicos filmes...

Olá, que tal de férias? :-)

Nós retomamos com o já habitual ciclo de cinema ao ar livre na mágica Cacela Velha, no mágico Cemitério Antigo (desactivado, naturalmente). É um pouquito longe, mas vale a pena, pelo menos uma ida! Seja porque perdeu, quando os demos, os belos documentários A CIDADE DOS MORTOS e LIXO EXTRAORDINÁRIO, seja porque perdeu, quando estreou no Teatro Municipal, A ILHA (de Faro), que contará com a presença dos realizadores Mauro Amaral e Carlos Fraga, e será de entrada livre, seja porque quer assistir à estreia do último de Tiago Pereira, na sua labuta de pôr a música portuguesa a gostar dela própria – e se, no ano passado, em Cacela exactamente, ele apresentou Significado, Cacela volta a acolher a obra de recolha deste porfiado cineasta, sob encomenda do INATEL agora, com SINFONIA IMATERIAL.

Do resto da programação (de Setembro e Outubro) falaremos em próximo post.

Bom regresso!


CINEMA AO AR LIVRE - Setembro - Cacela Velha – Cemitério Antigo – 22h

ENTRADA PAGA (salvo a excepção assinalada com *), 1€ para sócios do CCF e do Inatel (estes, na sessão de dia 15), 2€ restante público

DIA 6
CIDADE DOS MORTOS, Sérgio Tréfaut, Portugal, 2010, 63'

DIA 8
LIXO EXTRAORDINÁRIO (UM PROJECTO DE VIK MUNIZ), Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley, Brasil, 2010, 99'

DIA 13*
A ILHA, Carlos Fraga e Mauro Amaral, Portugal, 2010, 54'
entrada livre, presença dos realizadores

DIA 15
SINFONIA IMATERIAL, Tiago Pereira, Portugal, 2010, 60'

Organização
CIIP Cacela, Câmara Municipal VRSA
Colaboração
Cineclube de Faro


ALGUMA INFORMAÇÃO (mais, no blog, como de costume, filme a filme - fique atento)

DIA 6
CIDADE DOS MORTOS, Sérgio Tréfaut

«Na vastidão do cemitério El Arafa, no Cairo, existe uma cidade com um milhão de habitantes que vivem em edifícios construídos entre túmulos e mausoléus. Há funerais todos os dias, enquanto à sua volta a vida decorre normalmente nas padarias, cafés, mercados e escolas. Tudo dentro da maior necrópole do mundo. Como diz uma local “viver tão perto dos mortos só pode trazer sabedoria”. Preparado e rodado ao longo de cinco anos (2004-2009), este filme procura dar a ver a alma invisível do cemitério. Seleccionado para dezenas de festivais de cinema documental, obteve o Grande Prémio Documenta Madrid 2010.»



DIA 8
LIXO EXTRAORDINÁRIO (UM PROJECTO DE VIK MUNIZ), Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley

«Um filme surpreendente que mostra como a arte pode afectar a vida de um grupo de catadores no maior aterro do mundo no Rio de Janeiro» «O filme tem um efeito arrebatador por juntar arte e lixo, elementos quase opostos, não só pelo valor estético, mas também por sua representação social.» «Vê-se com alegria, apesar de toda a miséria que é filmada. Não é um simples documentário sobre o trabalho de um artista e apela enormemente à emoção do público.»



DIA 13*
A ILHA, Carlos Fraga e Mauro Amaral
entrada livre, presença dos realizadores
«“Ilha” é o primeiro documentário cinematográfico realizado sobre a comunidade de pescadores e mariscadores que habita a Praia de Faro há mais de meio século. Com narração do cantor José Mário Branco. Os realizadores, Mauro Amaral, 33 anos, e Carlos Fraga, 56, definem o resultado final como um documento intimista e plural que aborda a autenticidade dos pescadores e o medo de verem as suas casas demolidas pelo “Polis Ria Formosa”, um programa governamental para requalificar 48 quilómetros de frente costeira desde a Praia de Vale do Lobo até Vila Real de Santo António.»



DIA 15
SINFONIA IMATERIAL, Tiago Pereira

«De forma pioneira em Portugal, a Fundação INATEL, Direcção de Cultura, decidiu encomendar a realização do documentário “Sinfonia Imaterial”, ao realizador Tiago Pereira com direcção de produção da QUIVIART, que pretendeu registar as actuais práticas musicais de tradição oral portuguesa, que estão vivas e que prevalecem nas várias regiões de Portugal continental e ilhas.»

Sem comentários: