DIA 25 FEVEREIRO
NINFOMANÍACA, Lars Von Trier, Dinamarca/
Bélgica/ Alemanha/ França/ Grã-Bretanha, 2013, 122’, M/18
FICHA TÉCNICA
Título
Original: Nymphomaniac
Realização:
Lars von Trier
Argumento:
Lars Von Trier
Interpretação: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Stacy Martin, Shia LaBeouf,Christian Slater, Uma Thurman, Jamie Bell, Willem Dafoe, Jean-Marc Barr
Origem: Dinamarca/ Bélgica/
Alemanha/ França/ Grã-Bretanha
Duração: 120’
2013
M/18
SINOPSE
Numa noite fria de Inverno, um solteiro velho e encantador, Seligman, encontra Joe num beco, espancada. Leva-a para o seu apartamento onde cuida das suas feridas enquanto procura saber mais da sua vida. Escuta atentamente enquanto Joe, durante 8 capítulos, revela a multifacetada história da sua vida”. Esta é a premissa de Ninfomaníaca, o novo filme de Lars von Trier.
TRAILER
CRÍTICA
“Após dois filmes anteriores
com von Trier, “Anticristo” e “Melancolia”, esta terceira colaboração
representa a mais destemida de Charlotte Gainsbourg.”
Indiewire
“O filme proporciona um
bem-humorado embora sério sobre a libertação sexual, repleto de referências à
Arte, Música, Religião e Literatura.”
Variety
“No final do primeiro volume, Joe grita "Não consigo
sentir nada". E ao espectador apetece-lhe gritar também. É um facto.
Não conseguimos sentir também. E se a Joe, a vida agora lhe negava o prazer (ou
a sua fuga), também nós nos sentimos privados desse mesmo direito. Daí que se
parte para o segundo volume com essa expectativa, a de sabermos se haveria algo
para sentir ali, se havia algo mais para além da sua visível condição de
cínico, se havia algo de facto para sentir. É quando nos apercebemos que
afinal, Lars von Trier sempre
esteve por ali e se pensámos de outra forma, se achámos que dentro daquele
humor bizarro havia uma noção contrastante do habitual modelo do cineasta, foi
porque este no induziu em erro. Manipulou-nos do início ao fim, levou-nos às
origens da adição por sexo (Joe não é uma viciada em sexo, avisa-nos: é uma
ninfomaníaca), aqui leva-nos ao lado negro e mais profundo do mesmo. Brincou
connosco, criou inúmeras referências, metáforas mirabolantes por Seligman, para
gozar com a nossa eventual sobre-análise, para nos divertir e nos deixar
absolutamente desarmados. Fê-lo para depois nos esbofetear e pontapear, para
nos revoltar (quem não se sentiu assim, quando este parece encenar o prólogo
de Antichrist?),
para nos esmagar e levar ao abismo junto com a sua protagonista. Fez-nos
escarnecer a tolice masculina, para depois nos fazer regressar à misoginia do
costume. Fez-nos sentir repulsa. Fez-nos sentir.
Provocador e cínico, leva-nos a observar a odisseia de uma mulher que é também a sua. Que revisita os seus temas, as suas condições e os seus propósitos. Charlotte Gainsbourg tem neste segundo volume o destaque para brilhar, para se entregar às nefastas vontades do seu realizador, para se subjugar (as cenas com Jamie Bell são de uma violência esmagadora - a interpretação é notável), para nos enganar também. Maliciosamente entrega-nos aos seus propósitos. Estarrecedora cena com Jean-Marc Barr. Revolta-nos, pontapeia-nos, manipula-nos. Aqui está. É Lars von Trier. Afinal sempre esteve aqui.
Provocador e cínico, leva-nos a observar a odisseia de uma mulher que é também a sua. Que revisita os seus temas, as suas condições e os seus propósitos. Charlotte Gainsbourg tem neste segundo volume o destaque para brilhar, para se entregar às nefastas vontades do seu realizador, para se subjugar (as cenas com Jamie Bell são de uma violência esmagadora - a interpretação é notável), para nos enganar também. Maliciosamente entrega-nos aos seus propósitos. Estarrecedora cena com Jean-Marc Barr. Revolta-nos, pontapeia-nos, manipula-nos. Aqui está. É Lars von Trier. Afinal sempre esteve aqui.
É por isso que o lado mais cruel da acção de Lars von Trier é visível no
clímax da sua narrativa. A mulher que nunca vira redenção em si mesma, que se
via como a personificação do pecado e do mal, sem qualquer hipótese de salvação,
apercebe-se agora que talvez afinal haja - contra todas as improbabilidades
estatísticas - a hipótese de se redimir. A nós enquanto espectadores,
manipulados desde o primeiro volume a acreditar em alguma condescendência
dentro do tom por si só irónico (quase divertido), pareceu-nos também que sim.
Caímos na mesma armadilha de Joe, para voltarmos a ser manipulados como sempre
o fomos por Lars. Não há salvação, não há hipótese. E deita-se por terra toda e
qualquer teoria do um num milhão, citada por uma qualquer psicóloga de validade
duvidosa. Porque não há redenção, só condenação. E a condição biológica
permite-nos talvez só um fim. Somos manipulados, mas ao menos dentro do
embuste, sentimos algo. E por mais imoral e abjecto que possa ser, esse é um
sentimento tão válido como qualquer outro.”
Tiago Ramos, splitscreen-blog.blogspot.com
Tiago Ramos, splitscreen-blog.blogspot.com
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