Raridades

Há uns dias atrás, um amigo enviou-me o endereço url de um site onde poderiam ser vistos vídeos raros: www.bibi.vlog.br/
Explorei-o e descobri um filme que só vi uma vez e há muitos, muitos anos: L'Idée (1930-32, 26') de Berthold Bartosch (www.bibi.vlog.br/archive/2007/06/lidee.html ).

Trata-se de uma média metragem realizada com técnicas de animação e o tema é iluminista: o da liberdade de expressão como valor supremo e frágil, personificado na figurinha de uma mulher nua: a Ideia.
Consta que foi o primeiro filme a usar um instrumento musical electrónico na sua banda sonora: o Ondes Martenot.
Bartosch, nascido checo e falante de alemão austríaco, realizou-a em Paris sobre xilogravuras do belga Frans Masereel, publicadas em livro com o mesmo título do filme e prefácio de Herman Hesse. Com excepção dos conceitos gráficos e música (de Arthur Honegger), tudo no filme pertence a Bartosch: movimento, iluminação, conceitos de espaço e técnicas de animação. O autor usou camadas sobrepostas de vidro (até 4), iluminadas por debaixo, nas quais dispôs silhuetas recortadas em cartão e papel translúcido. A junção e articulação das partes que compõem as silhuetas foi realizada com sabão (no fim da vida, Bartosch comentava a Claire Parker, mulher de Alexeieff, outro realizador importante, que com sabão se podia fazer quase tudo!). O sabão também foi usado para produzir o halo de luz que se vê nas imagens. Esta é a técnica para os grafismos a negro. Para os grafismos a branco a técnica usada foi a da sobre-exposição (até 18 passagens). Esta também foi usada nos casos de multidões a passar transversalmente em relação ao plano da imagem.
Bartosch fez parte da equipa que trabalhou com Lotte Reiniger em dois dos seus filmes: O Ornamento do Coração Enamorado (1919) e As Aventuras do Príncipe Ahmed (1923-26, 81' a 18i/seg) a primeira longa-metragem de que há memória.

Que saiba, apenas existe à venda uma versão VHS deste filme em www.moviemail-online.co.uk/

(imagem disponível em MovieMail)




Algumas destas informações constam em Russett, R., Starr, C. (1976). Experimental Animation, Origins of a New Art. New York: Da Capo Press, Inc., pp.83-89.

Este site não tem só animações. Convido-vos a explorá-lo.
Marina Estela Graça

1 comentário:

anabela moutinho disse...

filme que o cineclube tem... há uns 2 anitos... exactamente com essa capa e tudo!

:-)

bem vinda, marina - a outra, a estela graça