Estreia comercial de COMANDO, curta-metragem em complemento da sessão de 2ªf, IPJ, 22h.

Decidimos exibir, em complemento a Fantasia Lusitana de João Canijo, uma curta-metragem de uma dupla promissora, Patrício Faísca e Sonat Duyar, seja pela adequação temática entre ambos os filmes, seja pelo valor que esta obra exprime no conjunto das curtas-metragens portuguesas, particularmente tendo em conta que se trata de uma produção amadora sem possuir contudo quaisquer traços de amadorismo.

Os realizadores estarão presentes e disponíveis para falar com o público no final da sessão.

COMANDO

No caos da guerra, um soldado está determinado a cumprir a sua missão: entregar uma mensagem no meio do campo de batalha.

“Comando” é uma curta realizada na íntegra por uma equipa de jovens amadores que procuraram maximizar o valor da sua produção tirando partido dos melhores recursos que conseguiam disponibilizar gratuitamente na altura: réplicas de metralhadoras e equipamento militar. Com esta conjugação foi fácil depreender que o cenário teria de ser um campo de batalha e para tal foi necessário cavar, à mão (à falta de melhor opção), uma trincheira com mais de 15 metros de comprimento, e arranjar um pequeno enredo que se adequasse ao mesmo.

O resultado é um filme de baixíssimo orçamento (custo total de 27,5 €, dispendidos na elaboração de sangue falso e na compra de arame farpado e envelopes) que exigiu a coordenação de uma equipa de cerca de 20 pessoas que trabalharam voluntariamente ao longo de dois intensos dias de filmagem.

O filme procura satirizar a cadeia de comando militar ilustrando a forma como esta estrutura rígida, extremamente organizada e pretensamente eficiente, se perde completamente no meio do caos que é a guerra, ao mesmo tempo que acarreta um enorme distanciamento entre quem toma as decisões e quem as executa, o que faz com que as ordens dadas estejam inevitavelmente desajustadas da realidade no campo de batalha.

Presentemente a competir nas selecções oficiais dos festivais “Shortcutz Lisboa” e “Porto7”.

Blog oficial


Realização: Patrício Faísca, Sonat Duyar
Produção: Patrício Faísca, Alejandro Hernandez
Argumento: Sonat Duyar
Música: Sonat Duyar
Fotografia: Patrício Faísca, Rúben Botelho
Montagem: Patrício Faísca, Sonat Duyar
Som: André Ferreira
Interpretação: Nuno Custódio
Origem: Portugal
Ano de produção: Abril de 2010
Estreia comercial: Cineclube de Faro, 21 de Junho de 2010
Duração: 10'



.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ena! Isto é DO Sonat? Que bom!!! Parabéns!
Vou fazer os possíveis por ir ver :)
Ana Soares