allgarve-museu-entrada livre-olha-que-bom!

Ciclo OLHARES FORASTEIROS - O Algarve num certo cinema
Museu Municipal (Sala Audiovisual r/c), 21h30, entrada livre

9 Novembro

O Moinho Branco de Cachopo
Jorge Murteira
Portugal, 2007, 25’
(apoio da Câmara Municipal de Tavira)

O Moinho Branco de Cachopo acompanha a reabilitação de um moinho da serra algarvia, retratando as técnicas tradicionais de construção e os que contribuiram para que as velas voltassem a rodar na aldeia.




O Grande Rio do Sul: Guadiana
Germano Vaz
Portugal, 1994, 58’

Wadi-Ana para os árabes, a Ribeira d'Odiana dos Alentejanos é o rio misterioso que os antigos não sabiam onde nascia e que Cervantes apelidou subterrâneo por desaparecer nas entranhas da terra durante o seu curso. A viagem entre a nascente e a foz - que muitas vezes parece apenas uma dura travessia de um cenário agreste - percorre lugares de uma beleza invulgar, pura e selvagem, chegando finalmente à sua larga bacia, que, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, parece poder albergar todas as serras e planícies por onde passou. Mas de tudo o que se passou e podia ainda aí passar sobra uma parcela diminuta: menos barcos, menos água , menos peixes, menos vida..."

O Grande Rio do Sul, é um documentário sobre todo o curso do Rio Guadiana, concebido e realizado pelo realizador Germano Vaz, entre os anos de 1987 e 1991. O ano de 1987 foi aquele em que os primeiros textos chegaram ás mãos dos dirigentes da Associação de Defesa do Património de Mértola, que à altura encararam sem receios nem demoras a possibilidade de apoiarem e subsidiarem a realização deste documentário e um conjunto de outros, importantes protagonistas das transformações de fundo que vieram a registar-se no sector português do Rio Guadiana, nos últimos 18 anos.


(filmes igualmente em exibição entre 10 e 30 Novembro em sistema de sessões contínuas entre as 10 e as 16h, mesmo local, entrada livre)





.

Sem comentários: