FICHA
TÉCNICA
Título Original /
Internacional: Yi dai zong shi - The
Grandmaster
Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Kôgo Noda e Yasujiro Ozu
Fotografia: Philippe Le Sourd
Montagem: William Chang
Interpretação: Ziyi Zhang, Tony Leun, Cung Le, Hye-kyo Song
Realização: Wong Kar Wai
Argumento: Kôgo Noda e Yasujiro Ozu
Fotografia: Philippe Le Sourd
Montagem: William Chang
Interpretação: Ziyi Zhang, Tony Leun, Cung Le, Hye-kyo Song
Origem: EUA/China/Hong Kong
Ano: 2013
Duração: 113´
Ano: 2013
Duração: 113´
FESTIVAIS
E PRÉMIOS
Festival de Berlim – Filme de
Abertura
Lisbon & Estoril Film Festival - Selecção Oficial - Fora de Competição
Lisbon & Estoril Film Festival - Selecção Oficial - Fora de Competição
SINOPSE
No mundo das artes marciais existem
muitos Mestres, mas o título de Grande Mestre pertence apenas a uma lenda. O
professor de Bruce Lee, de nome Ip Man, era um homem de acção que sabia
que o último homem a ficar de pé seria o escolhido. Ele acreditava ser esse
homem até conhecer uma verdadeira rival; um génio das artes marciais vindo da
Manchúria chamada Gong Er que era considerada uma lenda... e uma linda
mulher.
TRAILER
CRÍTICA
“Achavam realmente que Wong Kar-wai ia
fazer uma biografia de um mestre de artes marciais? The Grandmaster é outra vez uma história de amor
impossível.
As primeiras imagens de The
Grandmaster são de
um combate de kung fu à chuva, desconstruído e desmontado nos gestos, nos
pingos de água que caem, nos pés que escorregam, tudo naquela câmara lenta aos
soluços a que Wong Kar-wai nos habituou.
E lá por o filme ser (supostamente) a biografia de Ip Man, o
mestre de artes marciais wing chin que
viria a ensinar Bruce Lee, a verdade é que não é isso – ou não é realmente isso
– que interessa a Wong Kar-Wai.
O que ele quer mesmo fazer é filmar uma história de amor
sublimada através das movimentações abstractas de corpos em imponderabilidade.
Traduzindo: o amor é quando um homem e uma mulher que praticam artes marciais
de escolas diferentes quiserem. E é, como convém no cinema de Wong, um amor
impossível. Entre Ip Man, o homem tranquilo, pai de família e mestre das
escolas de kung fu do Sul, e Gong Er, a filha impetuosa e orgulhosa de um
mestre da escola do Norte, que tudo separa, até mesmo a invasão japonesa da
China em finais dos anos 1930, e que passam todo o filme distantes um do outro
e a sonhar com o momento em que partilhem as 64 Mãos. (É um golpe de kung fu do
Norte, antes que comecem a pensar o pior.)
Não vale a pena estarmos com rodeios, The Grandmaster é um
objecto formalmente sumptuoso. Wong não perdeu nem um átomo do requinte quase
ofensivo como filma (…)”
"O resultado (de O GRANDE MESTRE) tem a dimensão de uma
epopeia tão espectacular quanto intimista, remetendo-nos para a exuberância da
ópera"
João Lopes - Diário de Notícias
João Lopes - Diário de Notícias
“[Wong Kar Wai] joga com todos os esterótipos dos filmes do género Kung-Fu mas leva-os muito a sério. E eleva-os. A um nível de transcendência encantatória, quase a um erotismo na coreografia, uma beleza desarmante. (…) Arrepia, sim senhor”.
Ana Margarida de Carvalho - Visão
"Quando se é um realizador da estirpe de Wong Kar Wai o resultado é um filme de mestre do cinema sobre a vida de um lendário mestre das artes marciais"
Sérgio Abranches - Time Out Lisboa
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