ILO ILO
Anthony Chen
Singapura,
2013, 99’, M/12
FICHA TÉCNICA
Realização e Argumento: Anthony
Chen
Fotografia: Benoit Soler
Montagem: Hoping Chen, Joanne Cheong
Som: Zhe Wu
Interpretação: Yeo Yann Yann, Chen Tianwen, Angeli Bayani e Koh Jia Ler
Fotografia: Benoit Soler
Montagem: Hoping Chen, Joanne Cheong
Som: Zhe Wu
Interpretação: Yeo Yann Yann, Chen Tianwen, Angeli Bayani e Koh Jia Ler
Origem:
Singapura
Ano:
2013
Duração:
99’
FESTIVAIS e prémios
Festival de
Cannes - Câmara de Ouro, Melhor 1º Filme
Palm Springs - Melhor Realizador Revelação
Filadélfia - Prémio do Júri
São Francisco - Melhor Jovem Realizador
Golden Horse Awards - Melhor Filme, Jovem Realizador, Actriz Secundária, Argumento
Palm Springs - Melhor Realizador Revelação
Filadélfia - Prémio do Júri
São Francisco - Melhor Jovem Realizador
Golden Horse Awards - Melhor Filme, Jovem Realizador, Actriz Secundária, Argumento
Bombaim -
Melhor Realizador, Actriz
Hong Kong Asian Film Festival - Melhor Jovem Realizador
Hong Kong Asian Film Festival - Melhor Jovem Realizador
Asian Pacific Screen Awards - Melhor Realizador
Asian
Pacific Film Festival - Melhor Actriz Secundária
Tóquio
Filmex - Prémio do Público
CRÍTICA
É quase certo que qualquer português sabe mais sobre, por
exemplo, a Coreia do Norte, que no entanto é um país “fechado”, do que sobre
Singapura, que no entanto é um estado aberto e cosmopolita.
Entre a memória, mais ou
menos mítica, do tempo em que foi uma colónia britânica, e a reputação presente
de grande praça financeira onde o dinheiro abunda ou, pelo menos, se ostenta,
poucos terão no espírito uma imagem “comum” de Singapura: como vivem as
pessoas, como são as ruas, que preocupações têm. Uma das coisas que o cinema,
apesar de tudo, ainda faz bem é esta aproximação, quase convivial, a universos
que doutra forma permaneceriam estranhos. E esbater a estranheza - portanto, o
contrário do “exotismo” ou do cinema turístico - é o que faz Ilo
Ilo um filme
de Singapura (em si mesmo uma raridade, pelo menos por cá), primeira
longa-metragem de um jovem realizador nascido em 1984, Anthony Chen, Caméra
d’Or no Festival de Cannes do ano passado.
É um filme “de época”, mas de época recente: final dos
anos 90, época de crise financeira asiática, particularmente sentida numa
“cidade-mercado” como Singapura. É já esse o vento que sopra sobre as
personagens de Ilo Ilo, o pai e a mãe,
ele um homem de negócios, ela uma funcionária administrativa, personagens
oriundas de uma classe média aparentemente sólida mas que cedo, no filme,
começam a entrever a ameaça a essa solidez. Mas ao princípio a solidez ainda é
a suficiente para que o casal contrate uma criada filipina (também aprendemos,
portanto, alguma coisa sobre os movimentos migratórios dentro da Ásia) para
tomar conta do filho, Jiale, um garoto de dez anos, porque estão demasiado
ocupados com o trabalho e porque a mãe está grávida outra vez. São os
ingredientes narrativos que bastam a Chen para compor um retrato de uma família
de Singapura em tempo de crise, e para contar a história, ao mesmo tempo um
pouco cómica e um pouco triste, da relação de um miúdo solitário com a sua
“tia” filipina (como aparentemente em Singapura os miúdos chamam às amas).
A graça de Ilo Ilo está na sua justeza, na
profunda credibilidade das suas personagens, no realismo “doméstico” com que os
seus ambientes são descritos. Já agora, na subtileza com que nunca deixa o primado
narrativo ser ultrapassado pelo “discurso” ou pela “reflexão”, histórica ou
social - isso é uma coisa que lá está em fundo, recortada e definida pela
narrativa mas deixada em eco, em contexto. E uma forma de filmar a infância sem
as “super-crianças” do cinema americano, uma infância muda e desajeitada,
calorosa ainda que por vezes sofrida (a cena do castigo na escola, cuja
violência cruel, articulada com o cerimonial nacionalista que a precede é o
ponto em que Chen mais evidentemente deixa um apontamento crítico sobre o seu
país). Nesse olhar sobre a infância, e sobre o seu pequeno protagonista, Chen
faz lembrar bastante o japonês Hirokazu Koreeda. E talvez um pouco mais do que
só ele: há uma sombra que também está em Koreeda e que se espalhou bastante por
vários cinemas asiáticos, como o de Taiwan (“Ilo Ilo” também lembra um
bocadinho o Edward Yang de “Yi Yi”, em tom menor e mais “corrido”) e, pela
amostra, o de Singapura. Sim, falamos do senhor Yasujiro Ozu e das suas lições
práticas sobre como filmar as vibrações de uma sociedade inteira a partir de
pequenas células domésticas e dos seus rituais. “Ilo Ilo” aprendeu alguma coisa
com essas lições, e se dizer isto não chega como elogio não imaginamos o que
chegará.
Luís Miguel
Oliveira, publico
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