"The (dumb) girl next door"

Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me dio dos luceros que, cuando los abro,
perfecto distingo lo negro del blanco [...]
(A cantiguinha da Violeta Parra foi do que me lembrei, para agradecer aquele preto e branco lindo e luminoso na tela
do Stanford Theatre.)

Com estes luzeirinhos que ou terra ou fogo há-de consumir, vi ontem na double bill uma maravilha - It Should Happen to You (tamb
ém conhecido pelo nome da protagonista, Gladys Glover). Gracioso filme... Tinha ideia da cara da Judy Holliday - é daqueles rostos que via nalguns filmes que a RTP (na 1 ou na 2) passava de vez em quando, tenho ideia, aos fins-de-semana, um rosto trivial e ao mesmo tempo vincado, ou que se vinca, nos olhos da gente. Mas este filme não me lembro de já o ter visto. Foi a primeira vez que Jack Lemmon apareceu no cinema, com nome creditado, a fazer de documentarista em início de carreira numa Nova Iorque que a sua personagem reconhece no filme como "comunidade hostil". O papel que faz Lemmon tem, à primeira vista, a tinta de primeiro papel, coisinha discreta, secundário à letra. Desenganei-me depressa: a câmara Super8 de Pete Sheppard é que vai dando a linha do filme, o curso do que mais importante se vai vendo (que despedida!, que declaracão de amor!). Com um enredo simples (a rapariguinha de Upstate NY que tenta a sorte na cidade, sem grande sucesso, mas ambiciona ser famosa), George Cukor fez uma obra que, ou eu ando muito desatenta (o que é perfeitamente plausível), ou tem sido desvalorizada. Judy Holliday é uma actriz fan-tás-ti-ca, e só a sombra do maccarthismo mais o cancro de mama que a matou aos 44 anos impediram que tivesse mais visibilidade. Vai excelente também em Adam's Rib (o segundo da tarde, mas nesse as luzes foram quase sempre para Dame Hepburn, tirando a cena inicial, em que a personagem de Holliday surpreende o marido e o alveja - e não tiro surpresa nenhuma ao revelar isto), e fez-me ficar a pensar que, se o CCF não tem na sua filmoteca todos os menos de dez filmes em que entra esta mulher, tem que se tratar disso depressa.

2 comentários:

anabela moutinho disse...

prontoS, lá nos estás a meter em despesas pá! e nós sem cheta!!!

rui pereira disse...

Assino por baixo: Judy Holliday é fantástica. Meu filme favorito dela é Born Yesterday também do Cukor. Os dois filmes - The Solid Gold Cadillac e Full of Life - que ela fez com o Richard Quine (realizador injustamente esquecido: My Sister Eileen é uma obra prima ao nivel do melhor Cukor ou Minnelli) são 2 pérolas a descobrir.