Tantos anos de Cineclube de Faro!

Penso que a 1ª vez que fui ao Cineclube de Faro foi durante umas férias da Universidade (que nessa altura eram só férias e manifestações...), no Cinema Stº António e vi (o hoje invisível...) "Casanova" de Fellini. Apesar de tudo, não comecei mal... Associei-me no Verão de 1979 e, em breve conheci a Sede do Cineclube- lembro-me da humidade e do cheiro a mofo do arquivo. A Sede hoje está a cair, mas, pelo menos, depois de umas longínquas obras, já não cheira a mofo...
A partir daí fui sendo sócia assídua enquanto estive por Faro e lembro 1 memorável almoço, penso que das comemorações dos 26 anos. Na altura via por fora e não era ainda claro para mim o trabalho dos Directores da casa. Só bem mais tarde, na década de 90, passei a estar por dentro dessas tarefas. Mas não me interpretem mal: se é bem verdade que às vezes se torna cansativo, são mais os momentos bons aqueles que passei. E são tantos. Reuniões divertidíssimas, até fazer o mailing é tarefa de conversê, e tantas pessoas interessantes que por cá passaram. Nos Encontros de Cinema, os realizadores que apresentaram filmes, os críticos, os responsáveis pelas Entidades do Cinema...
Se tivesse que escolher uma memória, seria difícil, mas talvez destaque A Cinemateca em Faro e a1ª Homenagem ao António Reis, com tantos amigos e a Margarida Cordeiro presentes.
Mas se tiver que ter uma memória ao nível das mónadas dos sonhos, acho que tem a ver com a Maratona do Cinema - 24 horas em 1995, para comemorar os 100 anos do cinema - sim, no dia 28 de Dezembro. De madrugada já não sabia bem o que estava a ver... E houve outras Maratonas e, sempre este gosto de dar a ver.
Tenho sido muito feliz durante estes anos a cineclubar.
Palmas para o Cineclube de Faro! E para todos a que ele se têm dedicado.
Venham mais cinco! (ou melhor cinquenta).
Precisamos de outros que sintam a emoção de programar e organizar eventos. ( E já agora, para esses: é bom, também, quando nos batem palmas!)

1 comentário:

anabela moutinho disse...

eu bato-te palmas. muitas.